Bem-vindos ao seu Point

Este blog tem como objetivo reunir as principais postagens do grupo PointSublimação do facebook, facilitando a contulta dos membros do grupo ou de outros que se identifiquem com nossa temática que está voltada a apoiar aos iniciantes.

Contem conosco!

terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Sublimando canecas sem mistério

Em um debate no grupo do whatsapp vários questionamentos sobre sublimação em canecas. Qual máquina comprar, como regular tempo e temperatura, se é preciso colocar a caneca dentro d'água após a prensagem, entre outras dúvidas. Estou vibrando com esses questionamentos porque já passei por tudo isso antes e hoje tenho a oportunidade de ajudar aos novatos (sem autopromoção, por favor!).
Enfim, sublimar canecas é difícil? Não. Acho até mais fácil que sublimar tecido.
Então, como devo proceder?
1. Descubra a medida da caneca que vai sublimar (pode variar de acordo com cada tipo de caneca). Posso passar essas medidas depois ou um arquivo para terem como mestre.
2. É bom comprar uma prensa de canecas tipo 5x1 ou 6x1? Se quiser comprar, compre, embora eu só tenha usado até hoje dois tipos para sublimar. As outras mantas nunca usei. Agora se você trabalhará com canecas cônicas, pode comprar.
3. É preciso colocar a caneca dentro d'água após a prensagem? Sinceramente, a menos que você esteja fazendo uma às pressas e precisa embalar, tasque dentro do balde. Fora isso, é só deixá-la sobre um pano (para não queimar a mesa) e esperar uns 5 minutinhos. Depois é só tirar o papel.
4. Não use durex para prender o papel ou terá a caneca manchada quando essa derreter. Existe a fita térmica que é barata, dura pra caramba e não mancha.
5. Tempo e temperatura, como regular? Há vários tutoriais que ensinam e o manual da sua máquina explica como.
Vou dizer a vocês como eu faço para sublimar canecas de porcelana, mas fiquem à vontade para seguir outros métodos.
1. Imprimo a arte e deixo secar por uns 20 minutos. Se estiver com pressa coloco o papel solto na prensa de canecas por um minuto. Seca rapidinho.
2. Regulo a prensa com 180 segundos e 200 graus e ligo a prensa. Quando ela atinge 200 graus inicia uma contagem regressiva de 180 segundos. Nesse momento coloco a caneca para sublimar (pressão média)
3. Após o apito final da máquina, retiro a caneca e deixo esfriando sobre um pano (para não danificar a mesa senão minha mulher me esgana)
Cinco minutos depois já posso retirar o papel da caneca e eis a beleza da minha arte projetada no objeto.
Há dois anos sigo esse procedimento e sempre deu certo. É preciso pré aquecer a caneca antes de sublimar? Nesse calor infernal do verão eu não faço isso. Já basta o que a coitada vai aguentar. No inverno os cuidados são outros.
Espero ter ajudado e agradeço às meninas que levaram esse assunto ao grupo do Whatsapp. Pessoal mais antigo que está no grupo, pode opinar.
Grande abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso Básico de Sublimação - Do desejo à realização

                                                  "Um dia eu idealizei ter oportunidade de montar meu próprio negócio. Decidi investi...