Bem-vindos ao seu Point

Este blog tem como objetivo reunir as principais postagens do grupo PointSublimação do facebook, facilitando a contulta dos membros do grupo ou de outros que se identifiquem com nossa temática que está voltada a apoiar aos iniciantes.

Contem conosco!

sábado, 20 de janeiro de 2018

Papel Sublimático - Fiel nas perfeições e nas falhas também

Todos nós sabemos que no processo de sublimação há vários atores envolvidos. O criador (você) que precisará de uma habilidade mínima com as ferramentas de edição, o computador que deverá conduzir sua arte até a impressora, o perfil ICC que ficará responsável pela fidelidade das cores na impressão, a impressora que precisará estar apta para imprimir com qualidade, o papel sublimático que reterá provisoriamente a tinta até ser prensada na prensa que é a última personagem de todo esse processo.

Mas no momento quero falar um pouco de um elemento que por vezes parece esquecido, mas que dependendo do seu cuidado e escolha dará um prejuízo na sua produção final que irá lhe irritar. 

O papel sublimático

São vários os modelos de papéis sublimáticos, mas o mais recomendado é o com fundo azul (foto acima). Segundo os mais experientes, esse é o que mais transfere a tinta para o produto final. 

Mas essa postagem não está resumida ao tipo de papel, mas voltada para os cuidados que precisamos ter com ele. 

Sabe aquele tipo de pessoa que chamamos de "Não me toque"? 

Isso se aplica ao papel sublimático. Exagero? Nada disso!

A sensibilidade do papel sublimático é tão grande que qualquer sujeira (mancha de dedo sujo, poeira) pode ser transferida para seu produto, inclusive a umidade pode inviabilizar seu projeto. 

Então, vamos a alguns conselhos: 

1. Lave e seque as mãos antes de manusear o papel;
2. Mantenha o papel bem armazenado e longe da umidade;
3. Se morar em lugar frio/úmido ou no período do inverno, adquira um desumidecedor de papéis ou confeccione um artesanalmente com caixa de papelão e lâmpada (a internet ensina como fazer);
4. Após imprimir sua arte, espere a tinta secar por uns 20 segundos. Se não tiver tempo para isso, coloque-o na prensa ligada sem que essa encoste por uns 5 minutinhos;
5. Você pode evitar que impurezas das bordas do papel passem pra a camisa recortando as bordas na hora em que for colocar o papel sobre ela ou um pouco antes;
6. Cores muito vivas podem atravessar a parte dianteira da camisa e sublimar as costas. Você pode evitar esse problema colocando uma folha de oficio ou do tamanho da arte dentro da camisa na hora de prensar.

Essas são algumas dicas importantes que evitarão dores de cabeça e prejuízo na sublimação. 

Cuide do papel com carinho!

Grande abraço a todos! 
 

Um comentário:

  1. Pessoal quero entrar em um gupo de watts app para tirar duvidas alguem pode me add
    Wilner 11948369919

    ResponderExcluir

Curso Básico de Sublimação - Do desejo à realização

                                                  "Um dia eu idealizei ter oportunidade de montar meu próprio negócio. Decidi investi...