Bem-vindos ao seu Point

Este blog tem como objetivo reunir as principais postagens do grupo PointSublimação do facebook, facilitando a contulta dos membros do grupo ou de outros que se identifiquem com nossa temática que está voltada a apoiar aos iniciantes.

Contem conosco!

terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Sublimação - Não seja pego de surpesa

 Imprevistos acontecem

Imagine você chegar em uma cidade onde não conhece a rotina diária, em uma viagem de trabalho. Você precisará sair do hotel (ou apartamento) para ir a uma reunião no centro dessa cidade e acredita que meia hora é o tempo suficiente para seu deslocamento até esse local, considerando que está relativamente perto. 

Quando deixa o local e pega um taxi/uber ou ônibus se depara com uma lentidão no trânsito e já sente que se atrasará

Outra situação. Imagine realizar uma longa viagem em seu carro onde encontrará longos trechos de estrada deserta e logo que estestiver cruzando essa região o pneu se esvazia ou o carro apresenta problemas mecânicos. Que situação!

Em ambas as situações um certo detalhe foi deixado de lado. A prevenção. 

Ora quando vamos a um lugar que pouco conhecemos o ideal é nos informarmos um minimamente sobre a rotina desse local. No caso do primeiro exemplo, se não era possível se precaver, sair mais cedo seria a melhor opção. Já no caso da viagem com o carro, conferir o step e fazer uma revisão bastaria, além de ter combustível, claro.

Desculpe fazê-lo perder tempo nessa introdução, mas são coisas que podem nos acontecer inesperadamente.

Na sublimação também não é diferente. 

Vamos imaginar que você já tem prensa, impressora, papel e acaba de receber uma encomenda enorme de camisas ou canecas. Como você não tem uma confecção mas sim uma estamparia não precisará se preocupar com estoque de produtos, certo?

Errado! Você precisa sim ter um estoque mínimo dos produtos que mais são comprados e isso não significa ter 50 camisas de cada tamanho, mas pelo menos estar atento ao estoque de seu fornecedor. Se você tem loja virtual principalmente!

Então, cito a seguir alguns exemplos de imprevistos que você precisará estar atento(a):

1. Sua impressora parou de repente, e agora?

Isso pode acontecer por mais improvável que ache que seja. Sempre recomendam que tenhamos uma impressora de reserva fechadinha na caixa. Como ninguém tem dinheiro para isso (se você tiver, amém), trate logo de encontrar alguém que trabalhe com sublimação na sua cidade e negocie com ele possíveis trabalhos terceirizados. 

Procure saber se ele é confiável e negocie um bom preço. Faça uma cotação com vários.

2. Te fizeram uma grande encomenda de camisas (ou outro produto), você não tem em estoque e seu fornecedor também não. E agora?

Você só tem um fornecedor?  Se a resposta é SIM por falta de opção ou porque em sua cidade não há outras opções, precisará fazer um bom estoque. Mas se simplesmente você não procurou outras opções, faça! 

Se você deixar de entregar uma encomenda por causa disso, vai perder o cliente e ficará sujo. Ele está contando com você. Se possível, no ato da encomenda peça um tempo ao cliente e cheque junto ao seu fornecedor a disponibilidade dos produtos.

3. O cliente fez uma grande encomenda em um espaço curto de tempo e você não quer perder essa oportunidade.

Tudo bem. Vai recusar dinheiro? Mas sugiro que só se comprometa se tiver certeza de que vai atender. Lembre-se de que imprevistos acontecem. Falta de energia, alguém que adoece (inclusive você), quem tem filhos precisa dedicar tempo a eles, entre muitos outros imprevistos que podem acontecer. Muita cautela!

Essa postagem foi apenas para que você desperte para as possibilidades de sofrer com os imprevistos, evitando maiores dores de cabeça. 

Ps. Sempre faça manutenção em seus equipamentos!

Um abraço a todos.

Kilson Melo 

Resultado de imagem para fique atento

Um comentário:

Curso Básico de Sublimação - Do desejo à realização

                                                  "Um dia eu idealizei ter oportunidade de montar meu próprio negócio. Decidi investi...