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domingo, 14 de janeiro de 2018

Cliente, cative-o ou outro profissional o fará.

A imagem pode conter: textoChegou a hora de falar de uma figura com quem você terá que conviver e, dependendo de como o tratará, te indicará muitos outros clientes.
Quando o pintinho sai do ovo, a primeira criatura que ele enxergar chamará de mãe. Seja ela uma galinha, uma pata etc. Quando o aluno começa a estudar com um professor e inventam de trocá-lo, dá confusão porque ele já se apegou ao mestre.
Quero dizer com isso que se você tiver paciência, atender bem, fazer as coisas com qualidade esse cliente não te deixará.
O cliente pode ser um amor de pessoa, pode ser indeciso, pode ser complicado, ranzinza, exigente. Mas você não pode esquecer que é ele quem te paga e quem te promove ou te afunda.
A palavra que você tem que repetir inúmeras vezes para si mesmo é "PACIÊNCIA". Lembre que existe pessoas tão capacitadas como você ou até melhores (em conhecimento e experiência), loucas para te tomar o cliente.
Então vai aí um punhado de dicas para você manter e ganhar mais clientes:
1. Já tenha anotado o preço dos seus produtos (unitário e em quantidades). Isso mostrará que você está seguro(a) e não perderá tempo para fechar com o cliente. Nada impede que peça um tempo para calcular, lógico.
2. Não vá com tanta sede na hora de passar o orçamento. Procure pesquisar quanto estão cobrando lá fora pelo mesmo produto ou serviço e não assalte o cliente. Às vezes é melhor você perder um pouquinho no início e ganhar mais adiante porque ele dirá para seus familiares e amigos:
"Ele(a) é muito bom/boa, faz direitinho com preço acessível" ou dirá para procurar outro(a).
3. Sempre mostre a arte final ao cliente para que ele valide e não reclame depois. Pegue o contato whatsapp e mande a arte finalizada no corel ou photoshop ou outro. Quando ele validar, você conclui o serviço.
4. Tenha sempre uma carta na manga. Se o cliente te pede uma arte que já existe, que alguém já fez, diga que você se esforçará para fazer igual, mas que dará seu toque e apresentará outras opções da mesma arte. É uma dica.
5. Calcule bem o tempo de entrega do produto. Se o cliente te pede um serviço/produto para o dia seguinte só faça se você realmente tem certeza de que entregará. É melhor você perder aquele serviço no momento do que perder o cliente e ele sair te xingando.
6. Esteja pronto para refazer a arte quantas vezes o cliente pedir. Seja paciente.
7. Pegue e-mail e principalmente a data de aniversário dos seus clientes. Sempre que puder, ofereça brindes aos maiores compradores e no aniversário dele, presenteie algo legal personalizado para ele. Pode ser um chaveiro amofada, uma caneca. Acredite, você ganhará mais do que os poucos reais que "perdeu" dando o presente.
8. Envie novidades para o zap dos clientes. Isso fará ele lembrar que você existe e normalmente se lembram que precisam comprar uma lembrança para alguém. Mas cuidado para não exagerar na quantidade de envios. Eles não gostam.
É isso, galera. Se alguém tem mais algum conselho posta nos comentários.
Um abraço a todos.

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