Chegou a hora de falar de uma figura com quem você terá que conviver e,
dependendo de como o tratará, te indicará muitos outros clientes.
Quando o pintinho sai do ovo, a primeira criatura que ele enxergar
chamará de mãe. Seja ela uma galinha, uma pata etc. Quando o aluno
começa a estudar com um professor e inventam de trocá-lo, dá confusão
porque ele já se apegou ao mestre.
Quero dizer com isso que se você tiver paciência, atender bem, fazer as coisas com qualidade esse cliente não te deixará.
O cliente pode ser um amor de pessoa, pode ser indeciso, pode ser
complicado, ranzinza, exigente. Mas você não pode esquecer que é ele
quem te paga e quem te promove ou te afunda.
A palavra que você
tem que repetir inúmeras vezes para si mesmo é "PACIÊNCIA". Lembre que
existe pessoas tão capacitadas como você ou até melhores (em
conhecimento e experiência), loucas para te tomar o cliente.
Então vai aí um punhado de dicas para você manter e ganhar mais clientes:
1. Já tenha anotado o preço dos seus produtos (unitário e em
quantidades). Isso mostrará que você está seguro(a) e não perderá tempo
para fechar com o cliente. Nada impede que peça um tempo para calcular,
lógico.
2. Não vá com tanta sede na hora de passar o orçamento.
Procure pesquisar quanto estão cobrando lá fora pelo mesmo produto ou
serviço e não assalte o cliente. Às vezes é melhor você perder um
pouquinho no início e ganhar mais adiante porque ele dirá para seus
familiares e amigos:
"Ele(a) é muito bom/boa, faz direitinho com preço acessível" ou dirá para procurar outro(a).
3. Sempre mostre a arte final ao cliente para que ele valide e não
reclame depois. Pegue o contato whatsapp e mande a arte finalizada no
corel ou photoshop ou outro. Quando ele validar, você conclui o serviço.
4. Tenha sempre uma carta na manga. Se o cliente te pede uma arte que
já existe, que alguém já fez, diga que você se esforçará para fazer
igual, mas que dará seu toque e apresentará outras opções da mesma arte.
É uma dica.
5. Calcule bem o tempo de entrega do produto. Se o
cliente te pede um serviço/produto para o dia seguinte só faça se você
realmente tem certeza de que entregará. É melhor você perder aquele
serviço no momento do que perder o cliente e ele sair te xingando.
6. Esteja pronto para refazer a arte quantas vezes o cliente pedir. Seja paciente.
7. Pegue e-mail e principalmente a data de aniversário dos seus
clientes. Sempre que puder, ofereça brindes aos maiores compradores e no
aniversário dele, presenteie algo legal personalizado para ele. Pode
ser um chaveiro amofada, uma caneca. Acredite, você ganhará mais do que
os poucos reais que "perdeu" dando o presente.
8. Envie novidades
para o zap dos clientes. Isso fará ele lembrar que você existe e
normalmente se lembram que precisam comprar uma lembrança para alguém.
Mas cuidado para não exagerar na quantidade de envios. Eles não gostam.
É isso, galera. Se alguém tem mais algum conselho posta nos comentários.
Um abraço a todos.
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