Bem-vindos ao seu Point

Este blog tem como objetivo reunir as principais postagens do grupo PointSublimação do facebook, facilitando a contulta dos membros do grupo ou de outros que se identifiquem com nossa temática que está voltada a apoiar aos iniciantes.

Contem conosco!

domingo, 21 de janeiro de 2018

A sublimação ficou clara. O que aconteceu?

"Comprei minha prensa, minha impressora e todo o material para começar a produzir um mundo de coisas. Já não aguentava mais de tanta ansiedade. Só que quando fui prensar minha primeira blusa e abri a máquina pronta para dar aquele gritinho vitorioso, a sublimação ficou clara, quase não dava para ver. O que pode ter acontecido?"

Assim como Lorena (nome fictício), muitas são as pessoas que iniciam seus trabalhos com a sublimação reclamando de algo que deu errado. Manchas, resultado final com falhas e principalmente sem nitidez ou apagado.  

"Kilson, eu segui todos os passos que me ensinaram e não entendo onde está o erro. Será que foi o tempo ou a temperatura? Será que minha prensa veio com defeito?"   

Quando algo dá errado, seja na sublimação ou em qualquer outra situação, costumamos parar e avaliar onde erramos. Às vezes é bem simples identificar o erro, mas quem está começando e não tem experiência pode levar dias procurando, então deixa eu dar um empurrãozinho pra você não perder tanto tempo.

Em 95% dos casos o problema está no tempo de prensagem, na força exercida pela prensa e/ou na temperatura.

Vamos falar da sublimação em tecidos.

1. Tecido 100% poliéster, mais chances de se obter bom resultado. 

A sublimação está direcionada aos tecidos sintéticos, isso significa que as misturas tipo VISCOSE + POLIÉSTER, entre outras combinações com o poliéster reduzem a qualidade da sua arte final após a prensagem. Vejam aí mais um problema que está dentrodos 5% restantes dos erros de sublimação;

2. Temperatura + Tempo insuficientes 

Uns dizem que você deve programar tal temperatura e tempo, outros sugerem outras combinações, mas a verdade, nesses dois anos e meio de experiência com a sublimação a combinação: 200 graus e 30 segundos nunca me deixaram na mão.

"Kilson, fiquei com medo porque quando abri a prensa estava saindo fumaça. Duzentos graus não é muito?" 

A fumaça é perfeitamente normal. Afinal, duzentos graus são duzentos graus. O que quero dizer é que essa é a combinação mínima para um bom resultado. Com essa mesma combinação eu sublimo até cetim e não danifica. 

3. Regulagem da pressão da prensa.

Se você tomou todos os cuidados acima mas deixou sua prensa bem suave sobre o tecido também pode ter uma surpreza desagradável. Lembra o que escrevi antes?

Em 95% dos casos o problema está no tempo de prensagem, na força exercida pela prensa e/ou na temperatura.
 
É necessário uma certa pressão  sobre o tecido para uma boa transferência. Nada tão exagerado e que você precise das duas mãos para baixar a alavanca. Pelo menos uma pressão média que permita que a parte superior da prensa pressione totalmente o papel sublimático sobre o tecido.

Se após ler tudo isso você notar que o problema persiste, precisará avaliar a possibilidade de estar usando um papel de pouca qualidade ou até mesmo a tinta. Verifique também se sua impressora não está com as cabeças de impressão obstruídas. Basta fazer uma verificação dos jatos de impressão.

Espero ter ajudado.

Grande abraço a todos!

Kilson Melo






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curso Básico de Sublimação - Do desejo à realização

                                                  "Um dia eu idealizei ter oportunidade de montar meu próprio negócio. Decidi investi...